ords

Instalando o Oracle REST Data Services (antigo APEX Listener) no Glassfish

1) Baixe a versão executável do Glassfish em http://glassfish.java.net

2) Instale o Glassfish

3) Baixe o ORDS em http://www.oracle.com/technetwork/developer-tools/rest-data-services/overview/index.html

4) Extraia o arquivo em uma pasta de fácil acesso (ex: C:\ords)

5) Abra o prompt de comando e acesse a pasta criada.

C:\> cd C:\ords

6) Altere o nome do arquivo ords.war para apex.war para que sua url de acesso ao apex seja http://localhost/apex

7) O primeiro passo para instalar o Oracle REST Data Services é configurar a pasta onde ficarão salvos os arquivos de configuração. Eu costumo utilizar a própria pasta C:\ords. Para isso use o comando:

c:\ords> java -jar apex.war configdir “c:\ords”

8) Depois de configurar a pasta, rode o comando para executar a configuração do ORDS:

c:\ords> java -jar apex.war setup

9) Nessa fase o programa de configuração irá fazer algumas perguntas, como IP do banco de dados, etc. Para o banco Oracle XE eu uso as seguintes configurações:

Servidor: localhost
Porta: 1521
Serviço ou SID: 2 (para especificar o SID)
SID: XE
Usuário do banco de dados: APEX_PUBLIC_USER
Senha: manager (Troque pela senha do seu usuário APEX_PUBLIC_USER)
Senha dos usuários APEX_LISTENER e APEX_REST_PUBLIC_USER: 2 (para usar a mesma senha do usuário APEX_PUBLIC_USER, ou então digite 1 e especifique as senhas)

9) Agora que o ords foi configurado, vamos iniciar o serviço do Glassfish. Um problema comum nessa parte, é que se você estiver usando o Oracle XE, provavelmente já vai ter o EPG (Embbeded PL/SQL Gateway) configurado para utilizar a porta 8080 (que é a porta padrão do Glassfish). Portanto podemos fazer duas coisas:

9.1) Interromper o banco de dados por alguns instantes para configurarmos o Glassfish, ou então

9.2) Desabilitar o listener do EPG usando o seguinte comando no banco de dados (prefiro essa opção):

begin
dbms_xdb.sethttpport(0);
end;
/

9.3) Agora vamos iniciar o Glassfish:

c:\ords> “c:\Program Files\glassfish-4.0\bin\asadmin” start-domain

10) Acesse o console de administração do Glassfish abrindo o browser de sua preferência e acessando a url http://localhost:4848

11) [OPCIONAL] Eu gosto de alterar a porta padrão do Glassfish para a porta 80, assim não preciso ficar colocando :8080 toda vez no final da url. Para isso navegue no menu do glassfish em configurações > server-config > Configuração de rede > Listeners de rede > http-listener-1 e altere a porta para 80. reinicie o glassfish com os comandos:

c:\ords> “c:\Program Files\glassfish-4.0\bin\asadmin” stop-domain
c:\ords> “c:\Program Files\glassfish-4.0\bin\asadmin” start-domain

12) Volte ao console de administração do Glassfish, vá em “Aplicações” e clique em “Implantar”. Na tela seguinte, ache o arquivo C:\ords\apex.war e clique em OK.

13) Precisamos agora copiar os arquivos estáticos do APEX (imagens, javascript e css) para nosso servidor glassfish. Portanto copie a pasta images que se encontra nos arquivos de instalação do apex, para a pasta C:\Program Files\glassfish-4.0\glassfish\domains\domain1\docroot . Obs: se você instalou o apex indicando a pasta /i/ para os arquivos estáticos, então renomeie a pasta images para i.

14) Pronto, você já deve conseguir acessar o apex pela url http://localhost/apex . Não se esqueça de subir novamente o banco de dados caso você tenha derrubado para realizar o passo 9.

15) Caso ao acessar a url você encontre o erro 503 Service Unavailable, tenha certeza que os usuários do APEX estão desbloqueados no banco de dados. Para ter certeza, apenas rode os comandos no banco como sysdba:

sql> ALTER USER anonymous ACCOUNT UNLOCK;
sql> ALTER USER apex_public_user ACCOUNT UNLOCK;
sql> ALTER USER flows_files ACCOUNT UNLOCK;

Caso o erro persista, tente olhar na pasta C:\Program Files\glassfish-4.0\glassfish\domains\domain1\logs para ter pistas sobre a possível causa.

6 opiniões sobre “Instalando o Oracle REST Data Services (antigo APEX Listener) no Glassfish”

  1. Poderia me ajudar, estou recebendo o erro 503 com a seguinte informação no log:
    [2015-04-09T10:13:36.095-0400] [glassfish 4.0] [SEVERE] [] [] [tid: _ThreadID=19 _ThreadName=http-listener-1(2)] [timeMillis: 1428588816095] [levelValue: 1000] [[
    The pool named: apex is not correctly configured, error: Connection Caching Not Enabled or Not a Valid Cache Enabled DataSource
    oracle.dbtools.common.jdbc.ConnectionPoolException: The pool named: apex is not correctly configured, error: Connection Caching Not Enabled or Not a Valid Cache Enabled DataSource

  2. Provavelmente o ORDS não está conseguindo conexão com o banco, verifique se o host e porta estão corretos, e se o usuário apex_public_user está desbloqueado.

  3. Boa tarde amigo, primeiro parabéns pelos site, tudo bacana, conteúdo de primeira! Tenha uma dúvida. Trabalhei com APEX por um tempo em orgão publico e depois passei um tempo sem trabalhar com ele, mas agora estou voltando e queria saber como faço para colocar na web o sistemas que desenvolvo em casa, transformar minha maquina em um servido web. Tenho instalado o Oracle XE Apex 4.2.3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *